Por: Ítalo Leme

Enquanto o marketing institucional é responsável pela administração de marcas, produtos e ações de comunicação com o mercado, o marketing estratégico realiza a gestão comercial e mercadológica, oferecendo informações, projeções e direções ao marketing institucional.

Como parte do marketing estratégico, o serviço de inteligência de mercado estabelece as diretrizes competitivas das organizações, por meio da coleta, análise e processamento de dados mercadológicos, delineando referências para a construção e alinhamento de negócios.

As principais atividades são:
+ Gestão da base de clientes, por meio da observação minuciosa de dados econômicos, demográficos, psicográficos, sociais e culturais, além do comportamento de consumo, identificando pontos de convergência para conhecer os perfis, facilitando o direcionamento das ações comerciais; 
+ Pesquisa de satisfação realizada por meio de avaliações sistemáticas para o aperfeiçoamento de produtos e serviços oferecidos ao mercado, coletando dados estatísticos mensuráveis, além de depoimentos, dúvidas frequentes, sugestões e reclamações que apontarão falhas e possibilitarão a agilidade na adequação às demandas; 
+ Monitoramento dos competidores que disputam as vendas, apurando diversas variáveis comerciais e técnicas, além das estratégias utilizadas, propiciando a implementação do bechmarking relativo às melhores práticas;
+ Projeção de vendas com base em fatores como investimento, tempo estimado, potenciais clientes, concorrentes diretos e histórico anual de produtos comercializados por região e segmento, viabilizando a boa gestão do negócio, através da visão antecipada de cenários e tendências; 
+ Ações de trade marketing, indicando os melhores canais de vendas e executando o controle contínuo do fluxo de produtos em parceria com cada distribuidor, dando ênfase às ações de disposição, adequação, diferenciação, promoção, preço praticado, estoque e reposição.

Agir e não apenas reagir é continuamente procurar, analisar e aplicar informações qualitativas e quantitativas do mercado inserido, adotando as melhores estratégias, afinal, os avanços tecnológicos vem provocando profundas alterações no entendimento dimensional dos negócios e no comportamento dos consumidores.

A sua empresa não tem uma equipe preparada para a implementação destas ações?
A MKT FLOW pode te ajudar.....Contate-nos!