Por: Ítalo Leme

Enquanto o marketing institucional é responsável pela administração de marcas, produtos e ações de comunicação com o mercado, o marketing estratégico realiza a gestão comercial e mercadológica, oferecendo informações, projeções e direções ao marketing institucional.

Como parte do marketing estratégico, o serviço de inteligência de mercado estabelece as diretrizes competitivas das organizações, por meio da coleta, análise e processamento de dados mercadológicos, delineando referências para a construção e alinhamento de negócios.

As principais atividades são:
+ Mapeamento da base de clientes, por meio da observação minuciosa de dados socioeconômicos, demográficos, comportamentais, psicográficos e geográficos/culturais, identificando pontos de convergência que direcionarão as ações comerciais;
+ Pesquisa de satisfação realizada por meio de avaliações sistemáticas para o aperfeiçoamento de produtos e serviços oferecidos ao mercado, coletando dados estatísticos mensuráveis, além de depoimentos, dúvidas frequentes, sugestões e reclamações que apontarão falhas e possibilitarão a agilidade na adequação às demandas; 
+ Monitoramento dos competidores, por meio da análise contínua de diversas variáveis institucionais, técnicas, estratégicas e comerciais dos players que disputam as vendas, possibilitando o benchmarking das melhores práticas;
+ Projeção de vendas com base em fatores como investimento, tempo estimado, potenciais clientes, concorrentes diretos e histórico anual de produtos comercializados por região e segmento, viabilizando a boa gestão do negócio, através da visão antecipada de cenários e tendências;
+ Ações de trade marketing, identificando os melhores canais de vendas e pós-vendas, e aproximando o produto do público certo, potencializando seu fluxo nos pdv´s, por meio de técnicas avançadas de posicionamento e diferenciação.

Agir e não apenas reagir é continuamente procurar, analisar e aplicar informações qualitativas e quantitativas do mercado inserido, adotando as melhores estratégias, afinal, os avanços tecnológicos vem provocando profundas alterações no entendimento dimensional dos negócios e no comportamento dos consumidores.

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