Por: Ítalo Leme

Antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo.

Vender o produto, a marca, os valores culturais e os propósitos da corporação para o cliente interno significa tornar os colaboradores aliados, sendo eles os responsáveis pelo sucesso do negócio.

A participação direta nas decisões estratégicas e operacionais maximiza o engajamento dos membros.

A aliança entre as áreas de recursos humanos e marketing viabiliza a análise detalhada do perfil das pessoas que compõem o público interno, visto que os membros das organizações fazem parte de um objetivo comum, porém, com interesses individuais, e aí está a complexidade que reveste a gestão de pessoas para a obtenção dos resultados esperados.

Endomarketing ou marketing interno são ações de marketing voltadas para dentro da empresa. Trata-se de uma aliada ferramenta na gestão estratégica dos recursos humanos, exercendo papel importante na integração das relações entre a diretoria da empresa e seus funcionários, e entre os departamentos, por meio da uniformidade na comunicação vertical sobre a cultura organizacional, diretrizes e investimentos, minimizando assim quaisquer ruídos horizontais advindos da rádio-peão.

A qualidade dos produtos e serviços dependem diretamente da integração de todos os departamentos e da capacitação e valorização dos colaboradores, criando um ambiente no qual todos trabalhem com o mesmo foco, e diante disso, a principal tarefa do endomarketing é atrair e reter profissionais talentosos, tornando-os agentes propagadores da marca.

Campanhas motivacionais para o aumento da satisfação e qualidade de vida, e padronização de processos de trabalho para o cumprimento das metas estabelecidas são caminhos para expandir o potencial humano, promovendo melhores resultados, afinal, os funcionários são como embaixadores da empresa e mantê-los mais felizes e comprometidos propicia o crescimento da empresa.

É preciso entender comportamentos de consumo interno a fim de executar ações mais diretivas e personalizadas.

A MKT FLOW realiza o mapeamento dos colaboradores, por meio de pesquisas de clima que levantam indicadores e identificam pontos críticos de convergência, ministrando treinamentos individuais e em grupo, campanhas internas, open-house, ações de interação social, parcerias com instituições de ensino e estabelecimentos de lazer, além da criação de materiais de comunicação interna como manuais de integração, crachás de identificação, uniformes profissionais, placas de sinalização, banners, mural informativo e sistema de intranet.

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