Por: Ítalo Leme

Design de produtos é uma atividade criativa que consiste na determinação das propriedades formais dos objetos escolhidos para a produção industrial, indo além das características externas e mesclando aspectos visuais, estruturais e funcionais.

O design passou a ser percebido pelo mercado como um atributo de valor agregado ao produto, e com isso, as indústrias começaram a enfatizar a importância das formas ergonômicas, texturas e cores distintas para cada linha, medidas compactas, pesos mais leves, estilos modernos, tecnologias de ponta, interface intuitiva, embalagens inovadoras, entre outras características, maximizando o potencial de vendas.

Os clientes não compram os produtos apenas por suas características, mas consideram o que estes objetos proporcionam, por isso é essencial enaltecer os benefícios e vantagens geradas para a pessoa ou para a empresa. Diante das mudanças no comportamento do consumidor em virtude de novas prioridades e tendências, os profissionais da área passaram a valorizar as necessidades dos clientes, concentrando-se na identificação de problemas e gerando soluções acessíveis com melhor custo-benefício, por meio da seleção de matérias-primas sustentáveis com alta eficiência energética, maior durabilidade e facilidade de manutenção. Além disso, as corporações passaram a investir em ações de pós-vendas que visam acompanhar a utilização do produto e interação gerada com o consumidor, possibilitando o aprimoramento e adequação.

Adotado por indivíduos e organizações, o design thinking busca diversos ângulos e perspectivas para a solução de problemas, priorizando o trabalho colaborativo de equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras, aumentando assim a capacidade de se conectar e revigorar processos. Desta forma, é possível mapear a cultura, os contextos, as experiências pessoais e os processos na vida dos indivíduos, ganhando uma visão mais completa e identificando as barreiras e alternativas para transpô-las. Para que isso ocorra, essa metodologia propõe um novo olhar ao identificar problemas complexos, através de um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento do projeto, gerando um resultado mais desejável para os envolvidos.

As soluções não devem incidir em alto custo para não inviabilizar o projeto, mas devem relacionar sempre a melhor tecnologia empregada em um produto com operação rentável e sustentável que satisfaça as necessidades do ser humano, propiciando bem-estar às pessoas.

A MKT FLOW está preparada para reinventar o design de seus produtos com foco na diminuição dos custos e aumento do valor agregado, ampliando assim a rentabilidade das suas vendas e a satisfação de seus clientes. 
Faça contato e surpreenda-se!