Branding

Por: Ítalo Leme

Você sabe quais são os 5 segredos que as grandes marcas utilizam para se tornarem referência no mercado?

Vamos relembrar alguns exemplos de marcas que se tornaram poderosas:

"Lâmina de barbear" ou GILLETTE ?
"Palha de aço" ou BOMBRIL ?
"Requeijão cremoso" ou CATUPIRY ?
"Fotocópia" ou XEROX ?
"Curativo autocolante" ou BAND-AID ?
"Gomas de mascar" ou CHICLETS ?
"Macarrão instantâneo" ou MIOJO ?
"Fita adesiva transparente" ou DUREX ?
"Iogurte de frutas" ou DANONE ?
"Moto aquática" ou JET-SKI ?

Viu como as marcas têm a capacidade de transformar o mundo à sua volta?

A fixação de uma marca na mente das pessoas é algo incrível!

Segredo número 1: IDENTIFIQUE SEU PÚBLICO-ALVO

Você realmente conhece o perfil predominante do seu target?
Há inúmeros pontos de convergência entre os clientes da sua empresa, como gênero, faixa etária, localização, formação, estado civil, classe social, e a sua marca precisa alcançar esta predominância.

Segredo número 2: CONHEÇA A SUA PRÓPRIA MARCA

Você sabe o significado dos símbolos, cores e tipografias empregadas em sua marca?
As cores não são escolhidas por acaso, pois existem causas e efeitos psicológicos por trás da utilização de cada uma.
Além disso, a representação simbólica e tipográfica empregada traduz muita informação e deve impressionar por seu design e aparência.
Por isso, é fundamental a contratação de um profissional qualificado para projetar corretamente a identidade visual da sua marca, impulsionando a sua empresa e a deixando em vantagem em relação aos seus concorrentes.

Segredo número 3: CONTE A HISTÓRIA DA SUA MARCA

Você conta a história da sua marca da forma certa?
Storytelling é algo que está presente desde a infância,
e uma marca que sabe contar a história certa para as pessoas certas,
cria elos emocionais de identificação com seus clientes,
formando tribos com valores compatíveis e visões de mundo compartilhadas.
Sem dúvida, é a melhor forma de se destacar entre os concorrentes,
pois para o cliente de hoje, não basta apenas saber a composição do produto,
mas também quem produziu, como produziu, para quem produziu e por que produziu.

Segredo número 4: PROTEJA SEU MAIOR PATRIMÔNIO

Você tem o registro da sua marca?
A marca é um ativo intangível, cujo valor é maior que quaisquer ativos tangíveis como recursos físicos, tecnológicos, humanos e financeiros.
A valorização de uma marca é construída a partir de relacionamentos fortes, duradouros, contínuos e profissionais,
influenciando o consumidor na hora de fazer a sua escolha, e isso depende da realização de um bom trabalho de gestão.
Seu produto pode até ser copiado por seus concorrentes, mas a sua marca não, pois se trata de uma propriedade exclusiva da empresa.
É um bem simbólico atribuído ao direito intelectual de seu criador e resguardá-la judicialmente é vital.
Pense na seguinte situação: Você abre uma empresa para vender um produto inovador e se dedica durante anos para que o mercado reconheça a importância da sua marca e o valor agregado ao produto. E então, alguém mal intencionado decide tomar posse da sua marca, sem que você saiba. Um belo dia, você descobre que não poderá mais utilizar o próprio nome da sua empresa, porque ele foi registrado por um terceiro. Vai correr este risco?

Segredo número 5: SAIBA QUAL É A HORA DE MUDAR

Em um mercado tão dinâmico e competitivo, só permanece vivo quem se adapta às mudanças!
Os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes,
e a modernização da sua marca precisa acompanhar a evolução da sua empresa e o ritmo acelerado do mercado.
Para saber se está na hora de mudar a sua marca, basta refletir a respeito das seguintes questões:
Há quanto tempo não é modificada? Com quem ela conversa? Sua aparência impressiona? Qual história ela conta?
Uma sutil reestilização ou a (re)construção completa?
Se você ficar no passado, não existirá no futuro!
Renove e surpreenda!

A MKT FLOW sabe como (re)construir e posicionar a sua marca adequadamente.

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