Motivação

Por: Ítalo Leme

A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais, sendo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos ligados ao cumprimento de objetivos que realizam sonhos, por isso, dedicar-se ao que gosta é marcar um encontro com a excelência.

Os motivos que levam à ação estão diretamente relacionados com as aspirações de quem a executa, e quando existe convergência entre o desejo do executor e o propósito da organização acontece a liberação da criatividade em sua potencialidade máxima, gerando à empresa vantagens competitivas inalcançáveis.

O ânimo vem de uma visão otimista quanto aos desafios existentes, que podem ser encarados como grandes oportunidades de crescimento, porém, o entusiasmo só é gerado quando há prazer na execução da atividade, portanto, é fundamental que cada um exercite o autoconhecimento, direcionando-se à profissão que almeja segundo a sua vocação, e quanto aos líderes, cabe a prática da mentoria, por meio da identificação dos talentos de cada membro da equipe, alocando-os pertinentemente em prol das melhores soluções.

A maior parte dos funcionários das organizações em geral cumprem uma rotina burocrática das 8h às 18h, indo para o trabalho com o corpo e deixando a alma em casa. Não fazem a diferença na vida dos clientes e nem demonstram vontade de resolver problemas, passando bem longe do comprometimento com a qualidade. Encaram o trabalho como uma simples tarefa e não como uma expressão da sua própria personalidade, permanecendo sem entender qual é a real contribuição dada à empresa e à sociedade.

A motivação é individual e os membros de uma empresa não podem responsabilizar seus líderes pela ausência dela, todavia, cabe aos gestores mapear as preferências de cada integrante, descobrindo o que os contenta ou frustra e sabendo ouvir para dar os estímulos corretos, entendendo os desafios pessoais de cada um e desatando os nós que os impedem de gerar o resultado esperado.

Algumas atitudes simples no universo corporativo são extremamente favoráveis, tais como, engajamento por meio da participação de todos no planejamento, autonomia na execução das atividades, reconhecimento e recompensa pelos bons resultados, disposição de um ambiente alegre e organizado com espaço reservado para momentos de relaxamento, meios e horários alternativos de trabalho, promoção de encontros informais para interação pessoal, entre outras.

Como o capital humano da sua empresa tem performado?

A MKT FLOW ministra Treinamento Motivacional in company, apresentando resultados incríveis!

Solicite um Diagnóstico Inicial Gratuito e faça fluir os negócios da sua empresa!