Por: Ítalo Leme

Um sistema de intranet utiliza a rede de internet por meio de um servidor VPN, criando uma espécie de túnel privado com protocolos de segurança e controle de acesso restrito por criptografia e firewall, visando o ingresso exclusivo de computadores conectados a uma rede LAN específica ou localizados remotamente, acessando o conteúdo de servidores através de login e senha ou pela autorização de IP´s registrados.

Trata-se do principal veículo de comunicação entre os departamentos de uma empresa, por permitir um fluxo de dados constante, com velocidade e segurança na distribuição de informações, reduzindo custos.

Por meio da intranet, a área de RH pode disponibilizar um espaço para que os funcionários possar informar alterações cadastrais, fazer upload de atestado médico, visualizar informações sobre benefícios concedidos pela empresa, acessar hollerith em área restrita, conhecer as vagas internas disponíveis e as contratações recentes, baixar o manual de integração e o código de ética e conduta, verificar o organograma e as atribuições dos cargos e procedimentos operacionais, observar os indicadores de pesquisa de clima e gestão de desempenho, visualizar a lista atualizada de ramais, a lista de aniversariantes do mês, a agenda de reuniões, o quadro virtual de avisos oficiais, o cardápio do dia, os eventos internos e treinamentos que estão acontecendo, as campanhas sociais e ambientais que a empresa está engajada, as parcerias com estabelecimentos comerciais e instituições de ensino, podendo interagir registrando sugestões com premiação para as melhores ideias, entre outras possibilidades; a área de Marketing pode divulgar o manual de cooperação nas redes sociais, o manual de utilização de marca, as novidades sobre os produtos e serviços, informar sobre a participação da empresa em eventos externos, exibir as aparições da empresa nos veículos de comunicação, etc; a área de Vendas pode divulgar o ranking de vendedores do mês, as promoções de vendas, a tabela de preços atualizada, as metas mensais, o formulário de visitas para ser preenchido, vídeos instrucionais sobre técnicas de vendas, etc; o departamento de Compras pode disponibilizar um manual para o cadastro de novos fornecedores, um sistema atrelado ao almoxarifado para a solicitação de materiais de uso interno como papelaria, etc; o departamento Financeiro pode disponibilizar um sistema para os demais departamentos informarem as suas despesas; a área de TI pode disponibilizar um sistema de abertura de chamado técnico; entre outras possibilidades.

A gestão do sistema permite adicionar categorias, páginas, plug-ins, entre outros recursos, além de possibilitar a classificação dos níveis de acessibilidade, cabendo ao profissional de endomarketing padronizar a linguagem das publicações.

A MKT FLOW desenvolve sistemas de intranet para empresas de diversos tamanhos, adequando o projeto às necessidades específicas de cada cliente. Entre em contato e surpreenda-se!