Formação de Líderes

Por: Ítalo Leme

No atual cenário de incertezas e expectativas, as organizações precisam cada vez mais de líderes comprometidos com a busca por melhores resultados, capazes de se adaptar às mudanças, desenvolvendo novas competências continuamente e reconhecendo a importância da gestão sustentável. O desempenho do líder está associado à capacidade de administrar recursos financeiros, tecnológicos e materiais, porém, a habilidade suprema é saber administrar o capital humano.

Se o maior patrimônio de uma empresa são as pessoas, é prioridade saber contratar, treinar e valorizar cada talento de cada indivíduo que compõe o time. Bons líderes conseguem escutar mais para entender as expectativas e sanar as insatisfações, propondo caminhos melhores para o bem comum, sempre mantendo o foco na missão central da empresa e nas metas estabelecidas, evitando assim a alta rotatividade, os ruídos na comunicação e o desgaste nas relações.

Em empresas de sucesso, o papel da liderança é crucial, porém, ainda são poucos os executivos em cargos de gestão que atuam como verdadeiros líderes, pois a grande maioria detêm profundo conhecimento do negócio, mas não demonstra preparo para liderar pessoas, e um dos principais ralos financeiros das empresas está no frágil relacionamento entre gestores e colaboradores, incidindo em ampliação do turnover, baixa produtividade, custos desnecessários e dor de cabeça para os profissionais de recursos humanos.

O líder é um condutor de pessoas, qualificado pelo exercício da influência com base em seu prestígio e aceitação, que tem como principal papel desenvolver os membros de sua equipe, identificando e satisfazendo as necessidades legítimas de seus liderados, solucionando os conflitos e removendo todas as barreiras que possam impedir a excelência na prestação de serviços aos clientes, além de mantê-los focados no objetivo final e interesse comum.

Para caracterizar um cargo de gestão é necessário haver no mínimo um subordinado, mas para atuar como líder não há a necessidade de subordinação, pois a força da influência pode ser exercida por qualquer pessoa em todos os níveis e ambientes sociais, portanto, cargos vêm e vão, mas a liderança é permanente.

Quer aprender a liderar?A MKT FLOW ministra treinamentos in company para a formação de líderes.

Solicite um Diagnóstico Inicial Gratuito e faça fluir os negócios da sua empresa!