Por: Ítalo Leme

A revolução digital contribuiu para a velocidade das interações, mas o volume das mensagens eletrônicas (eletronic-mail) tornou-se tão alto que as formalidades caíram, a linguagem foi tomada pelas abreviações, descuidos e superficialidades, naturalizando a possibilidade de serem ignoradas e deletadas por falta de relevância e significância aos inúmeros recebedores.

As campanhas de e-mail marketing dependem de uma base de endereços eletrônicos (mailing list) construída através da reciprocidade de interesse e consentimento via opt-in, cuja captação correta é feita por meio de indicações, chamadas, promoções, ações conjuntas com outras empresas, utilização de coletores de dados em feiras e eventos, além da absorção cadastral dos que visitam o site. O e-mail marketing se diferencia das mensagens indesejadas (spam) por permitir ao destinatário a opção de descadastramento da lista de envio via opt-out, obedecendo ao código de auto-regulamentação para a prática de e-mail marketing.

De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o principal motivo de acesso à internet no país ainda é o e-mail, e diante disso, as empresas se beneficiam da utilização desta ferramenta de comunicação que proporciona pró-atividade na prospecção, interatividade imediata, segmentação da mensagem por perfil, personalização da correspondência e mensuração do envio em tempo real.

O disparador de e-mail marketing é fundamental para o bom resultado da campanha, pois deve garantir o envio e a entrega, apresentando relatórios qualificados e detalhados sobre cada disparo, por isso, é necessário ser avaliada a infraestrutura da plataforma aliada à consultoria e suporte da empresa detentora da ferramenta.

Com relação à peça de e-mail marketing, é interessante atentar ao limite das dimensões da arte em pixels para a boa visualização em webmails, além do tamanho ideal da imagem em quilobytes, evitando a ausência de textos e utilização de inúmeras palavras-negativas filtradas como lixo eletrônico pelos servidores. O assunto do e-mail marketing é vital, pois estimula a abertura ou descarte da correspondência, e a mensagem precisa prender a atenção logo nos primeiros segundos com textos curtos e objetivos em parágrafos pequenos. A linguagem visual tem de ser agradável aos olhos, explorando um design clean com elementos modernos que considerem psicologia, arte, comunicação e cognição, e, por último, a periodicidade do envio deve ter um respiro, no mínimo semanal, para não cansar o recebedor, pois isso tudo compromete a performance da campanha.

A MKT FLOW trabalha com campanhas de Broadcast e Autoresponder, garantindo o sucesso das campanhas de e-mail marketing da sua empresa.

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