Comércio Eletrônico

Por: Ítalo Leme

Na execução do trade marketing é extremamente importante a ampliação dos canais de vendas, pois expande o alcance e potencializa os resultados. Representantes comerciais e distribuidores são meios convencionais adotados por muitas empresas, e o e-commerce aparece como mais uma alternativa.

Para a realização deste tipo de operação na cadeia de negócios business-to-business, devem ser avaliados os riscos e complexidades, visto que há interesses de revendedores intermediários que podem ser prejudicados por conta dos menores preços praticados em uma venda online direta, além das especificidades técnicas existentes nos casos em que há a necessidade da customização dos produtos de acordo com as aplicações. Em vendas de máquinas e equipamentos, por exemplo, os valores são elevados e as negociações abrangem condições e formas de pagamento distintas, podendo envolver até o BNDES, e isso tudo deve ser ponderado.

Há alguns aspectos essenciais para o bom funcionamento de uma loja virtual, tais como: a escolha da plataforma adequada ao porte, dispondo de funcionalidade ágil e inteligente; a disposição das informações, empregando conceitos de usabilidade e experiência de navegação; as formas efetivas de divulgação, adequando a abordagem e estratégia de comunicação; o cadastro e atualização de produtos, envolvendo o apropriado tratamento das imagens e as corretas descrições; o uso de comparadores de preços e o monitoramento das ações dos competidores; as boas práticas no processamento de pedidos, incluindo a análise de risco e o uso de recursos antifraude; a gestão logística e implementação de ferramentas que possibilitem aos clientes acompanhar a entrega; a análise dos relatórios emitidos pelo Analytics, permitindo o mapeamento do comportamento dos visitantes e o direcionamento dos ajustes necessários nas páginas inadequadas com maior rejeição.

O descumprimento dos prazos de entrega é um erro fatal cometido por grande parte do empresariado nacional, e a principal razão desta falta está ligada à frágil relação com fornecedores limitados. No universo digital, toda transação deve ser rápida, segura e efetiva, pois a insatisfação dos clientes pode depreciar o valor da marca.

A disponibilização de recursos de atendimento instantâneo como chat on-line ajuda a sanar possíveis dúvidas durante o processo de compras e impõe velocidade às conversões, minimizando a fuga de pedidos não aprovados no ato da compra, e o uso de ferramentas de marketing digital é vital para a otimização do tráfego, aproximando a empresa de seu público-alvo.

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