Por: Ítalo Leme

Enquanto na Revolução Industrial, a relação com os clientes se dava somente por meio de produtos, hoje, a relação com os clientes se dá por meio de bens simbólicos e intangíveis agregados ao valor das marcas.

A marca permite que o cliente formule uma opinião sobre o produto, serviço e experiência oferecida pela empresa, sendo a única forma de se tornar conhecida no mercado de atuação.

Sua representação explica a importância na vida dos clientes, reforçando a reputação.

Sua história cria um elo emocional de identificação com os clientes, aumentando a fidelização.

Seu design impressiona pela aparência nos pontos de contato, assegurando a qualidade.

Sua relação com o cliente pode torná-lo especial, criando laços de pertencimento e fixação.

Em um mundo cada vez mais repleto de marcas que disputam a atenção para vender algum produto ou serviço, há uma vasta quantidade de informação que atinge os olhares constantemente, por isso, a única maneira de sensibilizar o público-alvo é surpreendendo-o.

A construção de uma marca forte requer períodos de pesquisa e avaliação, constante renovação da imagem e intensa relação com os clientes, possibilitando a consolidação permanente e a positivação da experiência junto aos seus consumidores, que passarão a adotá-la como referência.

Para que a marca se torne a primeira na mente do consumidor e conduza a resultados sustentáveis de imagem e vendas, um bom trabalho de gestão deve ser realizado. Os princípios e valores da empresa devem estar alinhados ao seu posicionamento, sendo apresentados de forma clara. As suas principais qualidades devem ser facilmente destacadas para que a imagem desejada seja um espelho da percebida pelo seu público.

A valorização de uma marca é construída a partir de relacionamentos fortes, duradouros, contínuos e profissionais, influenciando o consumidor na hora de optar por uma ou outra marca, ou seja, sua representação excede ícones, símbolos, tipografias e slogans, sustentando-se por princípios e compromissos.

O uso consciente e aplicação consistente da marca, propriedade exclusiva da empresa, garante a uniformidade nas ações de comunicação e mantem a integridade da identidade.

Desta forma, a gestão da marca torna-se um fator imprescindível dentro do planejamento estratégico de qualquer negócio e deve ser entendida como uma ferramenta capaz de gerar resultados concretos.

A MKT FLOW sabe como construir e posicionar a sua marca. Contate-nos!