Por: Ítalo Leme

O marketing industrial engloba a pesquisa sobre a viabilidade na fabricação de um determinado produto e as técnicas de comercialização e pós-venda aplicadas às empresas que vendem para outras empresas, como parte da cadeia business-to-business.

Uma empresa que absorve matéria-prima ou produtos semiacabados e os transforma em produtos finais integra o setor industrial.

Esse tipo de transação econômica entre empresas envolve pouca propaganda e muito contato pessoal por tratar-se de vendas consultivas e maturadas que demandam, em linhas gerais, intensas negociações, incluindo, em alguns casos, customizações técnicas. É um modelo de vendas soft sell, com abordagens e mensagens sofisticadas, requintadas e sutis.

Os canais de alcance do público-alvo a quem se pretende atingir com as vendas empresariais são veículos de comunicação segmentados como revistas técnicas, palestras, workshops, feiras e rodadas de negócios do setor.

Quando as empresas buscam outras empresas que os atendam, desejam projetos nos quais o bem ou serviço a ser comprado se transforme em um ingrediente fundamental para o produto que será fornecido aos seus clientes.

O marketing industrial tem a função empresarial de incentivar e promover alianças prósperas entre instituições que busquem criar valor e crescer de maneira compartilhada, propiciando vantagens competitivas inalcançáveis a todos os stakeholders envolvidos no entorno do negócio: acionistas, clientes e colaboradores (funcionários, fornecedores, distribuidores, revendedores, comunidade local, sindicatos, associações, imprensa e governo).

Os negócios entre empresas representam atualmente mais de 50% das transações comerciais no mundo e são a base da riqueza de um país, dando vida ao Marketing de Consumo ocorrido na ponta do processo que, por sua vez, são técnicas de comercialização aplicadas aos clientes finais como parte da cadeia business-to-consumer. Neste caso, o modelo de vendas é hard sell, com abordagens e mensagens diretas em um estilo promocional sem sutilezas nas ações de marketing de guerrilha.

Antever cenários e propor estratégias empresariais, equipando a organização para o seu mercado e blindando-a da concorrência é o papel da MKT FLOW.

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